terça-feira, 17 de março de 2009

Engana-se quem imagina que a Fazenda Bacaba seja apenas uma pobre propriedade rural que, inadvertidamente, se esqueceu de registrar uma centeninha de trabalhadores. A fazenda é considerada uma das principais parceiras da Biotins - Companhia Produtora de Biodiesel do Tocantins. Com sua usina inaugurada festivamente por nossas autoridades, em 12 de novembro de 2007, a Biotins Energia prometeu gerar renda para pequenos agricultores e emprego aos trabalhadores rurais.
Para viabilizar o empreendimento, a Biotins Energia efetuou o plantio de 2 mil hectares de pinhão manso, na Fazenda Bacaba, no município de Caseara, onde a área cultivada teria a expansão de mais 2,5 mil hectares.
Para viabilizar o plantio, a Biotins doou mudas, insumos e garantiu assistência técnica, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), para os primeiros 50 produtores parceiros.

O apoio do Governo Marcelo Miranda ao empreendimento vai além das festividades. Ao receber o Embaixador Saudita, a SECOM fez questão de destacar em nota para a imprensa: "A Arábia Saudita também está presente no Tocantins através da Saudibras Agropecuária e Investimentos LTDA, cujos proprietários são de origem saudita. A Saudibras é proprietária da Biotins, usina de biodiesel instalada em Paraíso do Tocantins, e da Fazenda Bacaba, em Caseara, produtora de pinhão manso."

A Biotins é responsável pela atividade produtiva da Fazenda Bacaba. A Fazenda Bacaba recebe apoio da Ruraltins. A pergunta que fica é:como uma atividade tão importante e alardeada como conquista pelo Governo pode ter desafiado a lei, explorado trabalhadores e lesado os cofres públicos, sem nunca levantar a menor suspeita?

Nenhum comentário: